Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Licença Paternidade

prazos mínimos e máximos

Publicado por Glaucia Rangel Rosa
há 5 anos


A Licença Paternidade pode ser interpretada como sendo, Direito Constitucional garantido aos pais biológicos e adotivos, para que estes possam ausentar-se do trabalho, sem prejuízo de sua remuneração, em razão de nascimento / adoção de filho, pelo prazo de 5 dias corridos, conforme disposto no art. 7º, XIX c/c 10, § 1º do ADCT.

Importante salientar, que o prazo de 5 dias, constitui prazo mínimo, sendo certo que pode ser prorrogado por mais 15 dias, em determinadas situações, como por exemplo, os servidores públicos federais em decorrência da combinação do art. 200 da Lei 8.112/90 com a Lei 8.737/16.

Outra categoria que goza da prorrogação em comento, são os empregados de empresas que tenham aderido ao programa governamental denominado “PROGRAMA EMPRESA CIDADÔ, instituído pela Lei 13.257/16.

Saliente-se por oportuno, que pode haver prorrogação da referida licença através de instrumento normativo proveniente dos sindicatos, em prazos inclusive, superiores aos conferidos nas leis retro mencionadas, não podendo, no entanto, haver qualquer tipo de supressão ao mínimo constitucionalmente estabelecido, qual seja, 5 dias.

Assim, respeitados os critérios legais, tem-se que o prazo mínimo da Licença Paternidade é de 5 dias, e seu prazo máximo é de 20 dias, respeitados os critérios legais de cada categoria.

  • Sobre o autorSeriedade, comprometimento e qualidade na prestação de serviços jurídicos.
  • Publicações12
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações816
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/licenca-paternidade/643983240

Informações relacionadas

Vanessa de Andrade Pinto, Advogado
Artigoshá 7 anos

Licença paternidade: como funciona e quais as regras?

Wilson Seabra, Advogado
Artigoshá 8 anos

A partir de qual dia começa a contar minha licença paternidade?

Sarah Ghedin Orlandin, Advogado
Notíciashá 5 anos

Licença Paternidade

Raísa Zoraide Cunha de Melo, Advogado
Notíciashá 4 anos

Licença paternidade

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)